4.6.07

GP2X Cradle

Após alguns meses inativos, o Blog GP2X BR está de volta com um Mega Review sobre uma novidade que está agradando e muito os usuários do GP2X, o GP2X Cradle. Como o próprio nome já diz, o Cradle é uma espécie de berço, no qual o GP2X se acopla pela EXT Port, podendo assim expandir as fronteiras do GP2X sobre conectividade. Ele é uma versão refinada do Breakout Board, então tem um case e é de tamanho menor, porém funciona mais facilmente e não necessita do uso constante de fontes. O Cradle é composto por:

- 4 portas USB;
- 1 porta JTAG;

- 1 porta RS232;
- 2 saídas de Áudio (L+R);
- 1 porta de S-Vídeo;
- 1 conector AC 5V 3A.

O que mais está surpreendendo os usuários do Cradle são as 4 portas USB, nelas você pode conectar quase todos os tipos de aparelhos, como: teclados, mouses, modems, joysticks, etc.
E ainda há um LED que acende quando a porta USB está operando normalmente.
O ângulo de encaixe do GP2X no Cradle é de 45º, um ângulo perfeito para jogar, assistir vídeos e ver fotos, já que impede o reflexo.
Utilizando a porta JTAG é possível recuperar boots de firmware que não foram sucedidos, podendo assim "unbrick" o GP2X.

A pota RS232 é usada por desenvolvedores para para monitorar o status de operação do GP2X

E o que mais está agradando nesse produto é a possibilidade do uso de Dispositivos de Armazenamento Externo, como: Pen Drives, MP3 Players e HD's Externos.

Apartir do uso do Cradle o uso do cartão SD poderá ficar limitado somente para o Firmware e para os programas, já que agora usando Dispositivos de Armazenamento Externo você pode comprar um HD Externo e colocar nele os seus vídeos, jogos, ISO's, imagens e livros, usar o seu próprio MP3 Player como armazenador de músicas, e em seu Pen Drive você pode armazenar qualquer outro tipo de arquivo que possa ser acessado pelo GP2X.



Outro ponto forte do Cradle é que: Se o seu GP2X está com o Firmware atualizado (v. 3.0.0) e dependendo do dispositivo que você conectar na porta USB, não há necessidade de ligar o Cradle na fonte, por exemplo: Se você for conectar um Pen Drive na porta USB, o Cradle usará a própria energia que o GP2X transmite pelo seu EXT Port para acessar o Pen Drive. Outro exemplo é no caso de MP3 Players, no qual o Cradle usará a própria energia cedida pelo Player para que o GP2X tenha acesso a ele.

Eu estaria mentindo para vocês se eu escrevesse que o Cradle é um produto perfeito, assim como toda a primeira versão de diversos produtos, a pequenos (e não tão pequenos) erros a serem corrigidos, e melhorias a serem feitas, e que com certeza serão sanadas em novas versões, e esses erros eu irei citar abaixo:

- Como vocês devem ter percebido pela primeira e pela terceira foto deste post, o GP2X se encaixa no Cradle em um angulo de 45º pela EXT Port, porém, essa porta tem uma proteção de borracha (assim como em portas USB de celulares) que impede que o GP2X se encaixe perfeitamente, podendo então ter 2 alternativas: Cortar a proteção de borracha, que para mim seria um erro tanto pela parte estética e tanto pela parte da manutenção do aparelho (já que essa borracha nada mais é que uma proteção da porta contra o meio externo), ou desparafusar o GP2X e colocar esta borracha dentro dele, porem tambem tem outros problemas nesta opção: os parafusos são muito apertados, e o uso da chave de fenda errada pode ocasionar na perda da fenda do parafuso e ninguem sabe o que pode acarretar para o GP2X o permanecimento prolongado desta borracha dentro do mesmo.

- No site oficial do GP2X (www.gp2x.com), eles sugerem o uso da fonte fabricada por eles para não ocorrer problemas com o Cradle, porem, ninguem sabe ao certo qual a polaridade que deve ser usada na fonte (+ ou -), já que houve casos do Cradle queimar nas duas polaridades, fato que preocupa os usuários.

- Como o Cradle é uma novidade (Foi lançado em Abril/2007), poucos emuladores e jogos estão abilitados ao uso de joysticks.


O Cradle está sendo vendido em diversas loja, eu peguei como base o preço da Play-Asia.com, que é de $49,00.

Espero que vocês tenham gostado deste Mega Review, eu tentarei o máximo possível para deixar este Blog sempre atualizado, já que eu tenho tantas matérias e novidades que gostaria de compartilhar com vocês,

um abraço,

Renato.A

Assine nosso Feed!


Powered by FeedBurner

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial